Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Escola técnica é inaugurada em Jaboatão

Unidade, que funciona desde fevereiro de 2010, contempla Ensino Médio e Profissionalizante

BÁRBARA FRANCO (Folha de Pernambuco - 20.05.2010)

A primeira escola técnica do município de Jaboatão dos Guararapes foi entregue oficialmente à sociedade ontem. Localizada em Jaboatão Centro, a Escola Técnica Estadual Maximiano Accioly Campos contempla 320 estudantes desde o início das aulas deste ano, em fevereiro. A unidade atende o Ensino Médio Integrado ao Profissionalizante e a modalidade subsequente.
Dessa forma, quem estiver enquadrado no primeiro caso, cursará o ensino médio acompanhado pelo técnico, recebendo, em três anos, duas certificações. Já o modelo subsequente é direcionado ao jovem ou adulto que concluiu o Ensino Médio, mas deseja um certificado profissional. Nessa situação, a certificação é adquirida em um ano e meio de curso.

O ensino profissionalizante ganhou destaque especial durante o ano de 2010 e chamou a atenção da jovem Georgina dos Santos, 17. Estudante de escola pública, ela se preocupava com o aprendizado que teria e com um diferencial para ingressar no mercado de trabalho. “Foi então que resolvi participar do processo seletivo, em novembro do ano passado”, contou. Com a aprovação, Georgina iniciou a modalidade Ensino Médio Integrado, recebendo capacitação no curso de Redes de Computadores. “É bem puxado, mas vejo que tenho um conhecimento a mais por integrar neste ensino”. A estudante tem aula durante os dois primeiros períodos do dia (manhã e tarde), nos dias úteis.

“Que bom que ficou para trás o tempo em que Pernambuco fechava escolas. Hoje, fazemos inaugurações”, destacou o governador Eduardo Campos, fazendo referência às outras seis escolas técnicas já entregues à população pernambucana. Durante a solenidade de inauguração, Campos, visitou as instalações da escola que conta com espaços físicos reformados e qualidade em equipamentos. A Maximinio segue o mesmo padrão físico, com salas de aula, laboratórios, auditório, refeitório, quadra poliespostiva, entre outros espaços. A reforma e re-estruturação dessa unidade foi realizada com recurso estadual no valor de R$ 3 milhões.

Ao todo, Pernambuco conta com cerca de dez mil alunos vinculados à rede de educação profissional. Esse montante é distribuído nas 13 escolas técnicas estaduais, das quais sete foram inauguradas este ano e promoveram 2,2 mil vagas no setor. O ensino técnico abrange os municípios do Recife, Jaboatão, Bom Jardim, Escada, Serra Talhada, Palmares, Carpina, Timbaúba, Goiana, Limoeiro, Surubim e Sertânia. Em especial, o nome da escola lançada em Jaboatão homenageia o escritor Maximiano Accioly Camos, pai do governador Eduardo Campos, que morreu em 1998.

Em parceria com o Governo Federal, com um recurso de R$ 20 milhões, outras cinco unidades estão sendo instaladas nas cidades de Ouricuri, Salgueiro, Caruaru, Garanhuns e Afogados da Ingazeira. E, para mostrar que os serviços na área educativa serão contínuos, o novo secretário estadual de Educação, Nilton Mota, afirmou a busca por maiores recursos. “Vamos nos reunir com o Governo Federal para buscar mais recursos e instalar outras 13 escolas estaduais ainda este ano”, afirmou. Já o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, solicitou outras escolas técnicas para o município. “Esta é a primeira escola técnica que recebemos, mas não será a única. Vamos reivindicar por muitas outras”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário