Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de maio de 2010

Estado tenta atrair Rolls-Royce para Suape

A companhia inglesa Rolls-Royce – conhecida mundialmente por seus carros de luxo – poderá integrar o projeto Suape Global, com a implantação de uma unidade industrial no Complexo de Suape. Pelo menos é o que negocia uma comissão do governo do Estado, capitaneada pelo governador Eduardo Campos, que se reuniu, ontem, na Inglaterra, com diretores da empresa. Além de automóveis, o conglomerado também fabrica peças para navios, turbinas para aviões e equipamentos utilizados nas plataformas de exploração de petróleo.

A Rolls-Royce tem acordo com a Petrobras para o fornecimento de 32 turbos geradores (equipamentos formados por uma turbina e um gerador elétrico) para a exploração de petróleo na camada do pré-sal. “Essa unidade é muito importante para Pernambuco porque, além de marcar a chegada da Rolls-Royce ao Brasil e a Pernambuco, gera a possibilidade de outras empresas fornecedoras também se instalarem na região”, afirma o governador. A proposta do projeto Suape Global é fomentar a criação de um polo de bens e serviços para as indústrias de petróleo e gás, naval e offshore, atraindo investidores nacionais e estrangeiros.

O governador Eduardo Campos e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, participaram, ontem, de uma visita à fábrica de produção de turbinas de avião da Rolls-Royce na cidade de Derby, a cerca de 200 km de Londres.
De acordo com o diretor de vendas da Rolls-Royce Energia na América do Sul, Gilberto Bueno, a escolha de Suape para a possível instalação da fábrica é fruto da decisão da Petrobras de nacionalizar ao máximo a aquisição de equipamentos utilizados na exploração do petróleo do pré-sal. “Com uma base brasileira, conseguiríamos utilizar ainda mais componentes produzidos no País”, explicou.

A unidade também é disputada pelos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. De acordo com Bezerra Coelho, o investimento na fábrica seria de US$ 15 milhões e a previsão é que gere 100 empregos diretos. A empresa vai precisar de uma área de nove hectares para se instalar. “Essa área poderá ser ampliada se a companhia também demonstrar interesse na produção de peças para o setor naval”, adianta Bezerra Coelho.

Ainda na Inglaterra, desta vez em Londres, o governador se reuniu com diretores da trade inglesa ED&F Man. A empresa aguarda liberação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para operar um terminal de exportação de açúcar refinado a granel a partir do Cais 5 do Porto de Suape. A companhia atua em 59 países e responde por 15% da exportação de açúcar produzido no Brasil. A viagem também inclui participação do governo de Pernambuco na feira Navalia 2010, na cidade espanhola de Vigo.

Jornal do Commercio
Caderno Economia
(18.05.2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário