Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Suape consolida indústria naval

Instalação de quatro empresas espanholas do ramo vai gerar 1.180 empregos

A missão europeia do projeto Suape Global rendeu a vinda de quatro empresas espanholas da área naval (Electro Rayma, Gabadi, Grupo Indasa e Tecnymo) e a confirmação da geração de 1.180 empregos diretos para os pernambucanos. Em entrevista coletiva concedida ontem, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, afirmou que algumas das indústrias ditas auxiliares têm uma grande demanda, inclusive do Estaleiro Atlântico Sul (EAS).

“O Estado entrará com os benefícios fiscais, como o Prodinpe (Programa de Desenvolvimento da Indústria Naval e de Mecânica Pesada Associada do Estado de Pernambuco), mas devemos cobrar pelo uso do terreno”, disse Bezerra Coelho. A comitiva do Suape Global esteve formada por empresários e autoridades da administração de Suape e fez visitas empresariais em Londres e na Espanha, tendo participado, na cidade espanhola de Vigo, da Navalia, a maior feira da indústria portuária da Europa.

Segundo Luis Cortiso, que ficará responsável pelo escritório comercial da Associación Cluster Naval Gallego em Pernambuco (Aclunaga), as quatro empresas devem ter investimentos da ordem de 10 milhões de euros e a mão de obra tende a ser pernambucana, havendo contatos para a capacitação de pessoal com o Simmepe (Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Pernambuco). “Acredito que até o fim do ano essas indústrias auxiliares estejam em operação, pois a estrutura é apenas o galpão e a tecnologia”, explicou. A Aclunaga entra em operação até julho e irá congregar as 192 industrias da Galícia, tendo abragência nacional.

A Electro Rayma responde por instalações elétricas, equipes de navegação e automação, oferecendo serviços em engenharia eletrônica industrial e da comunicação, fabricação, instalações e montagens, manutenção e energias renováveis. A Gabadi é do setor de engenharia básica e equipamentos em geral, carpintaria e marítima. Faz desenho industrial e mobiliário. Tratamento de superfícies, limpeza e instalação de andaimes e outros meios de elevação são as atividades da Indasa.

Enquanto isso, a Tcnymo repara e constrói aço e prearmamento. Fabrica e monta tubulações, executa serviços industriais como montagem, manutenção, reparação e construção naval, obras civis, industriais e metal mecânica. Vale lembrar que 80% da fabricação de um navio corresponde ao trabalho das indústrias auxiliares.

Paulo Marinho
Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário