Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Jornalistas argentinos visitam Jaboatão

Um grupo de jornalistas argentinos, entre eles, colunistas de turismo do El Clarín e La Nación, visitou, neste sábado (11), Jaboatão dos Guararapes. Foram ciceroneados pelo Gerente de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O famtour foi organizado pela empresa Pontual Receptivos. Em Jaboatão, visitaram os Montes Guararapes, o futuro complexo turístico de Barra de Jangada, as Praias do Paiva, entre outros pontos turísticos.

Durante a visita, o gerente de Turismo, Flávio Domingues, fez uma explanação sobre os planos do Município para o desenvolvimento do turismo local, além das oportunidades geradas com a proximidade geográfica do Complexo Portuário de Suape, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e ainda, os ganhos que o setor terá com a execução do projeto de recuperação da faixa de areia da Orla. Nos Montes Guararapes, os argentinos puderam fotografar a cidade do Mirante Henrique Dias e a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres.

Lá, foi contada aos jornalistas a história da Batalha dos Guararapes e apresentado o projeto da realização do Espetáculo da Batalha dos Guararapes, de autoria da Secretaria de Cultura e Eventos, da Metron Produções e do diretor José Pimentel. De acordo com Luciana Santiago, da Pontual Receptivos, que veio comandando o grupo, é perceptível que Jaboatão vem cuidando de seu produto turístico e que sabe vendê-lo bem, “Não deixa a dever, nem ao Recife, nem a Porto de Galinhas”, comentou. Luciana ainda disse que os Montes Guararapes é parada obrigatória para quem visita Pernambuco.

Uma das integrantes do grupo argentino, Cristiane Fernandes, do Setor de Promoção Comercial, da Embaixada do Brasil, em Buenos Aires, comentou que o potencial turístico e oportunidades de negócios. "Ficamos muito felizes em visitar Jaboatão dos Guararapes, que é o berço da nacionalidade brasileira, e ver que o destino vem multiplicando suas potencialidades", finalizou Fernandes.

Por: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jaboatão
13.09.2010

Elias Gomes retribui visita de gestores chineses

Cidade de Lanzhou é considerada irmã de Jaboatão dos Guararapes
O prefeito Elias Gomes retribuiu a visita realizada em maio por uma comitiva da cidade de Lanzhou, na China. Os municípios recentemente renovaram um convênio de cooperação técnica na área de gestão pública, que estava inativo desde quando elas se tornaram cidades irmãs. Além de permitir avanços na irmandade entre os dois Municípios, através do conhecimento da cidade chinesa por parte dos membros do Governo Municipal, também foram realizados contatos importantes com a finalidade de atração de investimentos para Jaboatão durante a visita.

A empresa Lanzhou Haimo Tecnologies, especializada no desenvolvimento de tecnologias de ponta na área de exploração de petróleo, ficou interessada em atender ao Brasil a partir de uma unidade em Jaboatão. Esta empresa atua fortemente no Oriente Médio, está entre as cinco maiores do mundo em seu segmento de atuação e ainda não está presente no Brasil. Interessados em fornecer para a Petrobrás, representantes da indústria visitarão Pernambuco e analisarão a possibilidade de atender o Brasil a partir de uma unidade estabelecida em nosso município.

No momento da visita oficial da delegação de Jaboatão, a cidade de Lanzhou estava em luto oficial, pois faz parte da província de Gansu que foi duramente afetada pelas chuvas que provocaram a morte de mais de 1.000 pessoas. Na ocasião, o prefeito Elias Gomes manifestou as condolências em nome do povo de Jaboatão e fez uma oferta simbólica de R$ 2.200,00, valor este que foi rateado entre todos os membros brasileiros que estavam participando da missão. Bastante emocionado com o gesto, membros do governo agradeceram e divulgaram o fato na imprensa local.

Durante o evento foi firmado o compromisso da ida a China de um representante do município de Jaboatão, com todas as despesas por conta do governo de Lanzhou, para estudar a cultura chinesa, durante 90 dias na universidade local, e assim possibilitar avanços na cooperação bilateral entre as duas cidades, em áreas como economia, saúde, educação e gestão pública.

Ainda no programa de cooperação mútua, serão aprofundadas as discussões para que nosso município possa receber médicos chineses que trocarão experiências de novas técnicas de tratamento médico e gestão de saúde com nossos profissionais. A visita, inédita, foi avaliada pela equipe como excelente para a melhoria dos serviços de Jaboatão.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jackson Rocha e o gerente da pasta, Gustavo Veiga, participam da comitiva. Eles foram recebidos pelo prefeito de Lanzhou, Yuan Zhanting, e seus assessores. No evento oficial foram reafirmados os propósitos de cooperação mutua em pontos importantes do programa de governo das duas cidades.

O município de Lanzhou, atualmente com mais de 3 milhões de habitantes, é cortado pelo Rio Amarelo e tem mais de 2.000 anos de história. Tem a inovação tecnológica como uma de suas marcas. Responsavel pela invenção da roda d´água que impulsionou o desenvolvimento de vários lugares na antiguidade. Atualmente, a cidade chinesa tem passado por grandes transformações, cuja experiência certamente pode ajudar Jaboatão.

Por: Eduardo Amorim
17.08.2010

Elias Gomes discute na China atração de empresas para a ZPE

Em Jaboatão, as indústrias asiáticas podem ter um expressivo ganho de logística

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, e seus assessores foram recebidos, nesta segunda-feira (16.08) pela representante da unidade da ApexBrasil na China, Ligia Liu. A ApexBrasil (Brasilian Trade and Investment Promotion Agency) é um órgão do Governo Federal Brasileiro que tem o objetivo de promover as exportações de produtos e serviços de origem nacional, contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros para o Brasil.

Durante a reunião foram discutidas as oportunidades junto ao mercado chinês para Jaboatão, bem como, a atração de empresas daquele país para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Suape/Jaboatão. Instalando-se na ZPE pernambucana, as indústrias asiáticas podem ter um expressivo ganho de logística na medida em que seus produtos poderão estar disponíveis no mercado norte-americano e europeu em aproximadamente 7 dias por via marítima (ao invés dos quase 30 dias partindo da China).

Segundo o prefeito Elias Gomes, a partir de agora, fica estabelecido um canal permanente para a internacionalização da economia de Jaboatão, que dará sua parcela de contribuição ao desenvolvimento de Pernambuco. “Vivemos essa expectativa positiva em relação à economia do nosso município, principalmente com a chegada da ZPE”, disse Elias.

Por: Hamilton Rocha
16.08.2010

Uma possível boa parceria

Pernambuco pode ter uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) nos moldes das zonas da China. O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, que está nas bandas de lá, foi recebido pelos diretores da administradora das zonas francas (Free Zones) de Shenzhen, no norte do país chinês. A cidade tem três áreas de livre comércio atuando em processamento, logística e divulgação dos produtos. São modelos diferentes dos nossos. Lá, as zonas possibilitam, além da instalação de indústrias, a operação de empresas de logística dentro da Zona Econômica Especial, modalidade que ainda não foi regulamentada no Brasil, mas Jaboatão, pela sua localização, já tem um dos maiores polos de logística do País. Os representantes das Free Zones querem oferecer sua experiência para a implantação da ZPE Pernambucana. Eles também topam receber técnicos ligados à ZPE de Suape/Jaboatão para conhecer mais sobre as Free Zones. Elias Gomes até propôs uma parceria na qual partes de um produto seriam fabricadas na China e montadas na ZPE de Suape/Jaboatão. Não custa ilustrar: em Shenzhen há empresas como Sony, Samsung, Panasonic, Sanyo, IBM, Walmart e outras. Ou seja, a ideia da parceria não é má.

Fonte: Folha de Pernambuco
19.08.2010

Prazeres terá loja da Assaí Atacadista

Localizada na Avenida Barreto de Menezes, loja será a maior do grupo paulista em Pernambuco e deverá gerar 180 empregos diretos e 100 indiretos

O forte comércio existente em Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, será reforçado em outubro com a inauguração da unidade do Assai Atacadista, precursor do chamado atacarejo – a atividade comercial que une a venda a pequenos comerciantes e a venda direta ao consumidor. Localizada na Avenida Barreto de Menezes, 434, a loja será a maior do grupo paulista em Pernambuco.

A loja terá 3.800 metros quadrados, cerca de 250 vagas de estacionamento e mais de 9.000 itens à disposição dos clientes, que poderão escolher entre fardos e pacotes grandes ou na compra por unidades, conforme anunciou gerente regional do Assai Atacadista, Odilon Coelho, em visita ao prefeito Elias Gomes, na segunda-feira (20).

A nova loja deverá gerar 180 empregos diretos e 100 indiretos (promotores de empresas que atuarão dentro do Assai). A expectativa do grupo empresarial é que milhares de pequenos comerciantes de toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) sejam beneficiados.

LOCALIZAÇÃO – Para decidir pela instalação no município que tem a segunda maior economia do Estado, o grupo, que está no ramo do atacarejo desde 1974 e é parte do grupo Pão de Açúcar, considerou densidade populacional de Jaboatão, que hoje tem mais de 700 mil moradores, a força comercial especialmente localizada em Jaboatão Centro e Prazeres, as indústrias e centros de distribuição. Também somou a localização entre o Complexo de Suape e o Recife, segundo Coelho.

O prefeito Elias Gomes considerou que a chegada do Assai Atacadista ao município será importante para os consumidores diretos e especialmente para os donos de restaurantes, hotéis, padarias, mercadinhos e todos os pequenos comerciantes.
Fonte: Jornal Tribuna Popular (Cabo de Santo Agostinho)
27.09.2010