Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Jaboatão vai construir e reformar escolas em 2011

Município ganhará sete novas unidades e revitalizará outras cinco

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes deu ontem o pontapé inicial para a reforma de cinco escolas municipais e a licitação para a construção de sete outras até o final do ano que vem. Um total de R$ 1,7 milhão já foi destinado para recuperar as unidades, que devem passar pelas obras durante o período de recesso escolar. Já o processo de licitação está orçado em R$ 12 milhões. O anúncio, feito pelo prefeito Elias Gomes, é parte da promessa de fazer melhorias em todas as escolas municipais e construir 30 novas unidades até o final do seu mandato, em 2012.

A notícia foi comemorada por Aldacir Santos, gestora da Escola Municipal José Rodovalho, em Piedade. “Há muito tempo esperamos a reforma. A escola estava precisando arrumar a pintura, o esgoto e a rede elétrica. Mas o maior problema ainda é a falta de segurança, porque no fim de semana pessoas entram na escola e depredam tudo”, relatou. Além da reforma, algumas escolas, como a José Rodovalho, estão sendo expandidas, com a construção de novas salas de aula.

Para Elias Go¬mes, as ampliações e novas construções vão permitir um acréscimo de mais 20 mil vagas na rede municipal de educação. “Desde o começo da gestão aumentamos de 42 mil para 54 mil o número de alunos matriculados. Co¬mo cada uma das sete novas escolas vai comportar, em média, mil alunos, já teremos praticamente batido a meta no fim de 2011“, explicou o prefeito. Além das sete escolas que vão ser licitadas, a prefeitura já está projetando construir outras em 13 terrenos.

Encontrar terrenos disponíveis para os projetos foi o maior desafio segundo a secretária de Educação de Jaboatão, Mirtes Cordeiro. “Em Cajueiro Seco, por exemplo, existe uma necessidade enorme de escolas, mas não dá para fazer nada de imediato”, pontuou.

CONCURSO

Mirtes também explicou que a Secretaria de Educação está substituindo todos os professores contratados do município (cerca de 800) pelos aprovados no último concurso público, realizado no início deste ano. Com a construção das novas escolas, o quadro de professores vai ser reforçado. “Até abril vamos chamar 465 pessoas, mas o concurso vai cobrir todos os dispensados. Além disso, à medida que as novas escolas ficarem prontas, vamos convocar mais professores”, ressaltou a secretária de Educação.

Por Bruno Bastos
Folha de Pernambuco
Caderno Grande Recife
08.12.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário