Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Elias Gomes retribui visita de gestores chineses

Cidade de Lanzhou é considerada irmã de Jaboatão dos Guararapes
O prefeito Elias Gomes retribuiu a visita realizada em maio por uma comitiva da cidade de Lanzhou, na China. Os municípios recentemente renovaram um convênio de cooperação técnica na área de gestão pública, que estava inativo desde quando elas se tornaram cidades irmãs. Além de permitir avanços na irmandade entre os dois Municípios, através do conhecimento da cidade chinesa por parte dos membros do Governo Municipal, também foram realizados contatos importantes com a finalidade de atração de investimentos para Jaboatão durante a visita.

A empresa Lanzhou Haimo Tecnologies, especializada no desenvolvimento de tecnologias de ponta na área de exploração de petróleo, ficou interessada em atender ao Brasil a partir de uma unidade em Jaboatão. Esta empresa atua fortemente no Oriente Médio, está entre as cinco maiores do mundo em seu segmento de atuação e ainda não está presente no Brasil. Interessados em fornecer para a Petrobrás, representantes da indústria visitarão Pernambuco e analisarão a possibilidade de atender o Brasil a partir de uma unidade estabelecida em nosso município.

No momento da visita oficial da delegação de Jaboatão, a cidade de Lanzhou estava em luto oficial, pois faz parte da província de Gansu que foi duramente afetada pelas chuvas que provocaram a morte de mais de 1.000 pessoas. Na ocasião, o prefeito Elias Gomes manifestou as condolências em nome do povo de Jaboatão e fez uma oferta simbólica de R$ 2.200,00, valor este que foi rateado entre todos os membros brasileiros que estavam participando da missão. Bastante emocionado com o gesto, membros do governo agradeceram e divulgaram o fato na imprensa local.

Durante o evento foi firmado o compromisso da ida a China de um representante do município de Jaboatão, com todas as despesas por conta do governo de Lanzhou, para estudar a cultura chinesa, durante 90 dias na universidade local, e assim possibilitar avanços na cooperação bilateral entre as duas cidades, em áreas como economia, saúde, educação e gestão pública.

Ainda no programa de cooperação mútua, serão aprofundadas as discussões para que nosso município possa receber médicos chineses que trocarão experiências de novas técnicas de tratamento médico e gestão de saúde com nossos profissionais. A visita, inédita, foi avaliada pela equipe como excelente para a melhoria dos serviços de Jaboatão.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jackson Rocha e o gerente da pasta, Gustavo Veiga, participam da comitiva. Eles foram recebidos pelo prefeito de Lanzhou, Yuan Zhanting, e seus assessores. No evento oficial foram reafirmados os propósitos de cooperação mutua em pontos importantes do programa de governo das duas cidades.

O município de Lanzhou, atualmente com mais de 3 milhões de habitantes, é cortado pelo Rio Amarelo e tem mais de 2.000 anos de história. Tem a inovação tecnológica como uma de suas marcas. Responsavel pela invenção da roda d´água que impulsionou o desenvolvimento de vários lugares na antiguidade. Atualmente, a cidade chinesa tem passado por grandes transformações, cuja experiência certamente pode ajudar Jaboatão.

Por: Eduardo Amorim
17.08.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário